Participar de entrevistas com jornalistas sendo um executivo é importante por três motivos: construção da conexão com o público, divulgação da visão estratégica da companhia e construção da reputação da empresa. Contudo, se o executivo vai dar entrevista é preciso prepará-lo para não cometer nenhuma gafe com o jornalista.

Por mais competente que seja, o executivo precisa aprender como participar de entrevistas, especialmente pela exposição pública. Para isso, é importante ter uma equipe de PR que capacite o profissional que vai dar entrevista, como é feito na Agência NoAr com o Media Training. 

Para te dar um gostinho de como funciona a preparação para entrevistas, selecionamos 10 dicas para não cometer uma gafe com o jornalista. Continue a leitura para saber mais.

Dica 1: Esteja preparado para a entrevista

Antes de conceder uma entrevista para um jornalista, é preciso preparo. Naturalmente, a equipe de PR fica responsável por pesquisar o veículo de imprensa, informações sobre o jornalista que fará a entrevista e os tópicos que serão discutidos durante a conversa.

Essas informações são compartilhadas com o executivo que será entrevistado, mas ele precisa “fazer a lição de casa”, ou seja, se manter informado sobre os últimos acontecimentos no setor e saber explicar muito bem o posicionamento da companhia.

Uma dica importante é que quanto mais bem preparado, mais confiante o executivo vai se sentir para responder às perguntas

Dica 2: Determine as mensagens chave 

Outra dica importante para um executivo que vai dar entrevista é identificar quais são as mensagens chave que serão transmitidas durante a entrevista. Alguns exemplos são as realizações mais recentes do executivo, visão estratégica da companhia, seus diferenciais competitivos, entre outros.

Mas é importante que as mensagens chave sejam inseridas nas respostas de maneira natural. Com o Media Training da NoAr, os executivos participam de simulações de entrevistas para que possam transmitir essas mensagens de modo convincente.

Dica 3: Conheça o público-alvo

Outro segredo para uma entrevista bem-sucedida é adaptar o tom e a linguagem usada ao público-alvo. Por exemplo, se a entrevista for para um veículo de negócios voltada para o público técnico, o executivo pode adotar um tom mais formal e utilizar jargões.

Contudo, se a entrevista for para um veículo de negócios voltado para um público mais amplo, a linguagem adotada pelo executivo precisa ser mais acessível e ele deve evitar os jargões. 

Ao adaptar o tom e linguagem usados nas entrevistas de acordo com o público-alvo, o executivo demonstra uma habilidade para se comunicar com todos os públicos e isso é muito positivo para a imagem da empresa.

Dica 4: Aprenda a controlar a mensagem

O executivo precisa compreender que em uma entrevista com um jornalista ele não pode apenas responder as perguntas, é preciso que ele esteja atento às oportunidades para mencionar mensagens chave que favoreçam sua imagem e a imagem da companhia.

Isso pode ser feito com recursos de linguagem. Por exemplo, quando o executivo utiliza conectores em suas falas: “Além disso” ou “Algo importante de mencionar” e, assim, complementa com as mensagens chave.

Dica 5: Mantenha a calma durante a entrevista

Um dos grandes desafios enfrentados por um executivo ao participar de entrevistas com jornalistas é manter a calma. 

Sim, entrevistas podem ser bastante intimidadoras, mas o executivo não pode esquecer que ele está sendo entrevistado como um especialista na área e, portanto, é fundamental manter uma postura confiante e não se atrapalhar com perguntas mais difíceis ou mesmo com duplo sentido. 

É essencial que a equipe de assessores de imprensa que acompanham o executivo ensinem mecanismos para que ele possa se manter calmo e confiante durante as entrevistas.

Dica 6: Seja sempre honesto

Outro ponto importante é que se o executivo não souber a resposta para uma pergunta, é importante que ele seja honesto e admita o desconhecimento sobre o assunto, mas complementa dizendo que irá buscar se informar sobre o tema e complementará sua resposta por e-mail, por exemplo.

Dica 7: Controle a linguagem corporal

A linguagem corporal é tão importante quanto a linguagem verbal. Nesse sentido, é importante que o executivo aprenda a ter uma postura ereta, manter contato visual com o entrevistador, gesticular com moderação e sorrir apenas quando apropriado. 

Embora essa dica pareça um tanto óbvia, em uma situação de desconforto, pode ser que o executivo não controle sua linguagem corporal tão bem e isso pode transmitir uma mensagem errada.

Dica 8: Esteja preparado para perguntas desafiadoras

Outro diferencial do Media Training da NoAr é que o executivo é preparado para responder perguntas difíceis com respostas cautelosas. Especialmente diante de uma situação de crise na empresa ou na carreira, o executivo pode ser perguntado sobre conflitos passados, crises e controvérsias.

Neste contexto, é importante ser honesto nas respostas e colocar o enfoque em como o executivo ou a companhia superou essas situações e o que levou como lição. 

Dica 9: Forneça exemplos concretos

Outra dica importante para um executivo que vai dar entrevista é ilustrar suas respostas com exemplos concretos e histórias verdadeiras. 

Desse modo, as respostas do executivo se tornam mais envolventes e fáceis de entender e, inconscientemente, isso demonstra a aplicação prática da visão deste especialista.

Dica 10: Avalie a entrevista posteriormente

A última dica é realizar uma avaliação honesta do desempenho do executivo durante a entrevista. As empresas que contratam os serviços de PR da Agência NoAr recebem acompanhamento de um assessor de imprensa (que também é um jornalista) em todas as entrevistas em que participa, deste modo, essa avaliação é feita de maneira objetiva.

O assessor ajuda o executivo a identificar seus pontos fortes e fracos para que o desempenho seja ainda melhor em futuras entrevistas.

De modo geral, um executivo que vai dar entrevista precisa de preparação para fornecer respostas de maneira sagaz, construir relacionamentos positivos com a imprensa e fortalecer a reputação da companhia. Entre em contato com a Agência NoAr para saber mais sobre o Media Training.

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