Quando falamos de humanizar o marketing para startups, não nos referimos apenas a colocar o cliente no centro das estratégias de negócio, e deixar os produtos e serviços em segundo plano, mas estabelecer uma conexão emocional verdadeira ao transparecer empatia e autenticidade na  comunicação com público.

Mas desenvolver uma estratégia de humanização para o marketing de startups, envolve equilibrar o desejo de construir relações sólidas em meio a busca incessante pela inovação e digitalização, muitas vezes prevalecentes em uma empresa de tecnologia.

Parece uma equação difícil de resolver? Então continue conosco, pois nesse artigo vamos explicar como a humanização do marketing para startups pode ajudar as empresas de tecnologia a conquistar espaço no mercado e construir relacionamentos sólidos com seus clientes.

Por que a humanização do marketing para startups é importante?

O Brasil tem 12,7 mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups. Ironicamente, essas empresas que nascem no digital enfrentam o desafio de conquistar a confiança dos consumidores no cenário dinâmico e competitivo que é a internet. 

Hipoteticamente, isso seria fácil de resolver, pois uma startup oferece um produto ou serviço inovador, não é mesmo? Mas para que qualquer inovação chegue aos consumidores, é muito importante estabelecer uma estratégia de marketing para startups pensada no que o público procura em uma marca.

E é justamente neste contexto que entra a humanização do marketing para startups, uma estratégia cada dia mais valorizada, pois tem como o objetivo colocar o cliente no centro de todas as ações para estabelecer uma conexão autêntica e duradoura.

Para funcionar, uma estratégia humans first se baseia em dois objetivos:

  • Chamar a atenção do consumidor…
  • Conquistar sua confiança.


Por que investir no conceito de humans first no marketing para startups?

Quando pensamos em aplicar o conceito de humans first no marketing para startups, precisamos estabelecer uma comunicação que funcione para tanto o público interno, quanto para o público externo. 

Deste modo, o primeiro objetivo ao investir nessa tendência é a atração de talentos, o famoso Employer Branding. Afinal, profissionais qualificados valorizam empresas que possuem uma cultura organizacional voltada para as pessoas e demonstre preocupação genuína com os colaboradores.

Em relação ao público externo, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com o cliente, especialmente ao demonstrar que a startup tem como preocupação número 1 a segurança dos dados.

A humanização do marketing para startups pode projetar essa relação de confiança na fidelização de clientes, pois clientes satisfeitos  se tornam defensores da marca, indicando seus produtos e serviços para seus colegas e amigos.

O conceito de Humans First também pode ajudar a trazer uma diferenciação no mercado, pois essa estratégia concentra-se em divulgar que a marca promove uma experiência completa para seus clientes e não apenas se ocupa com as especificações de seus produtos.

Como estruturar uma estratégia de humanização do marketing para startups passo a passo?

Vamos a um passo a passo de como humanizar o marketing para startups 101?

Conheça sua persona

Não é possível desenvolver uma estratégia de marketing para startups baseada no conceito Humans First sem compreender profundamente quem é o público dessa empresa de tecnologia e quais são suas necessidades.

Isso pode ser feito a partir de pesquisas de mercados, análises de dados, ou, como a Agência NoAr prefere: por meio de interações diretas com os clientes no que chamamos de Persona

Por meio de entrevistas pessoais, obtemos informações detalhadas sobre o cliente do nosso cliente e, dessa forma, podemos entender o perfil e desenvolver a Persona, que serve como base para estratégias de comunicação em marketing e assessoria de imprensa. 

Conte uma história 

O segundo passo é contar uma história autêntica. Por meio de técnicas de storytellig, é possível compartilhar a história, os valores e a missão da startup de maneira autêntica, ao mostrar que têm pessoas reais por trás do negócio. Sem dúvidas, isso ajudará a estabelecer uma conexão emocional com o público.

Use a inteligência humana na automação da comunicação

Essa humanização deve permear toda a comunicação com seu cliente que precisa ser linear em todos os canais de atendimento. Mas não entenda errado, com comunicação linear não nos referimos a enviar respostas padrão, mas estabelecer uma linha narrativa igual para todos os colaboradores.

É preciso entender que por trás do contato de cada cliente, existe uma pessoa que está com alguma dúvida, problema ou que deseja registrar um feedback, e é preciso demonstrar atenção e preocupação com as necessidades do público e oferecer um tratamento individualizado memorável para essa pessoa.

E a humanização do marketing para startups não termina após a venda. É aconselhável manter o contato com os clientes no pós venda, seja para agradecer, perguntar se ele está realmente satisfeito com a compra ou pedir um feedback. Uma das melhores formas de manter esse contato pós-venda é por meio do e-mail marketing. 

A atenção contínua, mas não excessiva, mostra que sua startup se importa verdadeiramente com os clientes. 

Lembre-se que essa comunicação deve ser feita com a ajuda de ferramentas de automação de marketing, mas é preciso equilibrar a automação com o marketing humanizado para garantir que as interações sejam autênticas.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo

Também queremos falar sobre a oferta de conteúdo. Ao apostar no marketing humanizado para startups, sua equipe não se ocupará apenas de divulgar promoções sobre produtos e serviços. Irá além para oferecer informações valiosas, dicas úteis e histórias inspiradoras. 

Talvez seja interessante pensar em uma estratégia de Inbound Marketing, em que a equipe de comunicação promove sua marca por meio de conteúdo de qualidade como artigos de blog, vídeos informativos, e-books, whitepapers, newsletters, entre outras formas de comunicação.

Não poderíamos concluir este artigo sem falar da importância de demonstrar a responsabilidade social. Sim, estamos falando da sigla ESG, usada para mostrar que sua empresa está preocupada com questões sociais e ambientais

Contrate uma empresa especialista na humanização do marketing para startups

Um dos grandes diferenciais da Agência NoAr é que apostamos em diferentes estratégias de marketing para nossos clientes, e um desses serviços é o conceito humans first na humanização do marketing para startups.

Inclusive, a humanização da comunicação está no cerne de nosso mais novo produto em comunicação, o Marketing T.E.C.H, que é construído com base nos conceitos de tração, educação, conversão e humanização.

Para ter certeza de que o marketing humanizado é a estratégia ideal para sua empresa, entre em contato conosco e iremos pensar juntos em uma estratégia de comunicação que encontre seu público-alvo.

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