ESG, por definição, se refere às boas práticas das companhias envolvendo ações sociais, ambientais e de governança corporativa (do inglês, Environmental, Social and Governance). Com a abertura de espaços para esse tema na imprensa, muitas empresas começaram a se adaptar de acordo com os pilares.

Essa implementação das ações de ESG dentro das empresas já não é mais uma novidade. Mas você já parou para pensar por que trabalhar e comunicar o tema na imprensa tem se tornado cada vez mais relevante para uma marca?

O que é ESG?

O termo ESG foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global, iniciativa mundial que reúne várias entidades internacionais, em parceria com o Banco Mundial. Ele está relacionado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

É uma jornada que visa alinhar práticas de negócios que juntem lucro, propósito e transparência, pensando em uma sociedade mais inclusiva, ética e sustentável para todos, não somente para a empresa que está adotando as práticas.

ESG dentro das empresas

Muitas marcas se sentiram pressionadas a incluir ações de ESG dentro de suas rotinas, sem qualquer tipo de contato prévio com o tema. Além de sentirem a necessidade de expor que são empresas sustentáveis e inclusivas – o que nem sempre é verdade.

Porém, essa corrida descoordenada para estar dentro dos pilares do ESG a qualquer custo pode ser uma grande cilada. A adesão precisa ser firme e consistente, e a comunicação precisa estar bem planejada. Caso contrário, pode colocar em jogo a imagem e a reputação da sua empresa.

Até porque, com a pauta ESG cada vez mais em evidência. É natural que algumas companhias se aproveitem do discurso para se promover em cima do tema, sem colocá-lo realmente em prática.

Não são pilares simples de desenvolver do dia para a noite. Eles precisam estar alinhados com os objetivos financeiros da empresa, pois envolvem investimentos e são mudanças que têm potencial de causar uma mudança completa na cultura da organização.

O papel da comunicação nas estratégias de ESG

O trabalho de ESG gera relatórios com dados da evolução de cada um dos pilares. Eles servem como base para prestação de contas aos investidores e também à imprensa, para mostrar a efetividade das estratégias adotadas.

A divulgação de tudo que envolve ESG dentro de uma empresa demanda bastante transparência e responsabilidade. Isso para que não tenha como único objetivo transparecer uma imagem bonita na imprensa.

Por isso, mais do que nunca, tornou-se necessário saber a hora e a forma certas de comunicar cada assunto para não parecer algo genérico e pontual, mas sim genuíno e firme. Agências de comunicação com perfil mais consultivo e expertise no tema podem ajudar nisso.

São muitos os benefícios por trazer luz aos temas de ESG na imprensa, e um deles é o reflexo no crescimento dos negócios. Segundo dados do ESG Consumer Index, o pilar ambiental é um dos mais considerados (42%) pelos consumidores da hora de escolher uma marca.

Já um estudo da Consumidor Moderno nos traz que 51% dos consumidores valorizam empresas que tenham ações de responsabilidade social. Esse é outro dado que mostra como a adoção de práticas de ESG e sua divulgação estratégica estão ligadas ao aumento de vendas e conversões de uma marca.

Portanto, alinhar discursos, treinar porta-vozes e engajar o time interno da empresa é só o começo de um trabalho de longa duração junto com a agência. Porém, garantirá mais e melhores resultados se houver o compromisso de todos os envolvidos com a proposta.

O impacto da imprensa no cenário ESG

A imprensa tem dado muito espaço para contar histórias de projetos que tenham impacto na sociedade, criando colunas e até mesmo novos veículos especializados no assunto, para mostrar ao mundo boas práticas e exemplos do que as empresas estão fazendo para se adequarem aos pilares.

E é aí que a escolha da agência ideal entra em jogo: pensando na criação e execução das ideias, garantindo uma divulgação de muito sucesso com os melhores e mais positivos desfechos.

Com tanta informação circulando, elas precisam pensar em novas propostas de pauta e planejamentos que, além de melhorar a reputação da marca, vão torná-la ainda mais atraente aos investidores e futuros colaboradores. 

Temos como principal objetivo transmitir uma mensagem estruturada, em canais diferentes, mas sempre buscando ter um resultado positivo. Tudo isso para garantir que nenhum ruído interferirá nas divulgações do tema dentro da imprensa.

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