Um empreendedor só entende o impacto da assessoria de imprensa no growth das startups quando uma de suas grandes ideias nem chega nos clientes, investidores e parceiros quando ele não possui uma equipe de PR para apresentar essa novidade ao mercado.

Com uma assessoria de imprensa especializada no atendimento de startups, como a oferecida pela NoAr no Plano Startup PR, você consegue impulsionar o crescimento de sua startup por meio de maior visibilidade na imprensa, que pode impactar diretamente em novos contratos, parceiros e aportes.

Quando uma equipe de PR pode fazer a diferença?

O crescimento das startups brasileiras a nível LATAM e o aumento do fluxo de capital estrangeiro nessas empresas de tecnologia nos últimos anos impulsionou a expansão do ecossistema de startups.

Parte desse crescimento é um resultado direto do trabalho bem executado das equipes de assessoria de imprensa, que introduzem a startup para a imprensa, seja em editorias ou veículos especializados na área.

Tanto que a maioria das startups incluem investimentos em comunicação em seus orçamentos, por reconhecerem que uma equipe de PR pode fazer uma grande diferença em todas as etapas de amadurecimento de uma startup.

O trabalho de assessoria de imprensa é estruturado em etapas: imersão e estudo de mercado, desenvolvimento do press pitch, treinamento dos porta-vozes e construção de um plano de comunicação estratégico de acordo com a etapa de maturação da startup.

Aqui na NoAr, aplicamos a Trilha Águia, que é baseada em três pilares:

  • Visão de Águia que vem de uma equipe treinada para identificar quais temas sua startup pode trazer para a imprensa;
  • Mira que se refere a nossa experiência em atendimento e rede de relacionamento com a imprensa;
  • Novos Horizontes ao combinar diversos serviços como Branding, Inbound Marketing, treinamentos, eventos e influenciadores.

O grande trunfo de uma equipe de PR na fase de lançamento de uma startup é despertar o interesse da imprensa com pautas como a chegada de um novo player no mercado, oferta de emprego, etapa de captação de investimentos.

Mas como negociar pautas de interesse da imprensa quando a startup está na fase seed e não possui aporte ou investidores? 

Para contornar esse obstáculo, muitas equipes de PR optam por evidenciar o pioneirismo da startup no produto ou serviço, senioridade dos sócios em uma estratégia de negócios estruturada ou o interesse dos grandes players em uma aquisição. 

  • Consolidação no mercado

A segunda etapa é a consolidação da startup no mercado. Embora esse seja um processo longo, quando uma startup conquista seu espaço no mercado, é mais fácil aproximar novos clientes, investidores e parceiros. 

É nessa etapa que deve ser implementada uma estratégia de Brand Awareness, ou seja, educar o consumidor sobre o seu produto ou serviço, especialmente quando envolve um maior nível de complexidade.

  • Ganho de Momentum

Essa terceira fase é marcada por tudo que envolve números: ganho de receita, contratação de novos colaboradores, alcance em novos clientes, aquisição de um player menor, expansão nacional ou internacional, entre outros.

Como essa é uma fase de amadurecimento da Startup, é preciso pensar em novas estratégias e preparar os porta-vozes para atuarem de forma proativa quando surgirem desafios de comunicação.

Contratar uma equipe de PR especializada em startups é fundamental para as empresas que reconhecem o impacto da assessoria de imprensa no growth das startups. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Plano Startup PR.