Já notou alguma empresa sendo citada de forma espontânea em uma matéria ou reportagem? Provavelmente, essa menção positiva é o resultado de uma intermediação entre a assessoria de imprensa desta companhia e o jornalista que assina a matéria.

Se, assim como no exemplo citado, um dos objetivos da sua empresa for conquistar mídia espontânea, você deve contratar uma assessoria de imprensa, pois esse serviço pode ajudar na divulgação da sua marca de diferentes formas e em diversos canais.

Mas antes de contratar uma equipe de PR, leia este artigo. Vamos explicar as principais funções de uma assessoria de imprensa, o perfil do profissional, se há um momento ideal para contratar, e se a sua empresa tem ou não o perfil ideal para ter uma assessoria. Boa leitura!

PR é a ponte entre sua empresa e os jornalistas

Não é nenhum exagero afirmar que a assessoria de imprensa cria uma ponte entre a sua marca e os veículos de imprensa. O trabalho começa com a criação de releases, que destacam assuntos da sua empresa com potencial de se tornarem notícia. 

Para que um release seja usado na construção de uma matéria ou publicado na íntegra, a assessoria precisa construir relacionamentos com os jornalistas para garantir que, quando houver uma oportunidade, a empresa seja mencionada de forma positiva e conquiste mídia espontânea.

Quem é o assessor de imprensa?

O assessor de imprensa pode ter formação em jornalismo ou relações públicas. Geralmente, esse profissional tem experiência como jornalista ou pelo menos conhece a dinâmica de um veículo de comunicação.

Além de entender o funcionamento da imprensa, um assessor conhece muito bem seu cliente e o segmento de atuação para transmitir informações precisas, convincentes e positivas quando escrever um release, negociar uma pauta ou agendar uma entrevista com o porta-voz.

Por exemplo, se o cliente é uma empresa de geração de energia solar, o assessor precisa entender todas as etapas do processo feito para gerar energia limpa, conhecer os diferenciais da empresa, bem como seus compromissos sociais para usar essas informações nos materiais de imprensa e trazer bons resultados para o assessorado.

Quais são as funções da assessoria de imprensa?

Entenda: nem tudo o que acontece de positivo em sua empresa tem potencial de virar notícia. Escute seus assessores, pois eles distinguem o que é do interesse do público e da imprensa para buscar oportunidades de inserção.

Entre as funções da assessoria de imprensa, podemos mencionar:

  • Elaborar estratégias de comunicação;
  • Escolher os veículos de imprensa para a divulgar as pautas;
  • Produzir releases, notas, artigos e demais materiais de imprensa;
  • Acompanhar entrevistas e fazer follow-up com jornalistas;
  • E muito mais!

Existe um momento ideal para contratar uma assessoria de imprensa?

Desde que um dos objetivos da sua empresa seja buscar mídia espontânea para construir ou reforçar a reputação da sua empresa no mercado, contratar uma equipe de assessoria de imprensa já será importante.

Inclusive, uma das principais ferramentas para ganhar notoriedade da imprensa é a entrevista com o porta-voz. Para preparar o executivo, a assessoria faz o media training, ou seja, um treinamento sobre como se portar e responder às perguntas dos jornalistas.

Outro contexto em que contratar uma assessoria de imprensa faz sentido é no lançamento de um produto ou serviço. Os assessores podem usar o lançamento como tema no release e virar notícia, chamando ainda mais atenção para a sua marca neste momento estratégico.

Por fim, se a sua empresa está lidando com uma crise de imagem, vocês precisam de uma assessoria de imprensa com urgência, pois o time de comunicação saberá exatamente como lidar com o problema e reerguer a imagem da empresa – mesmo que isso leve tempo!

No momento mais agudo da crise, é a assessoria que irá emitir posicionamentos, alinhar o discurso dos porta-vozes, organizar coletivas de imprensa e, o mais importante, controlar a narrativa de forma estratégica.

Quais são as ferramentas de uma assessoria de imprensa

Para que um assessor de imprensa consiga conquistar todos os objetivos propostos no plano de comunicação, ele utiliza diferentes ferramentas para se comunicar com o público e se relacionar com os jornalistas:

Release

O release é um texto escrito em linguagem jornalística que comunica algum acontecimento importante da sua empresa para os jornalistas. Ao aceitar uma sugestão de pauta, o jornalista pode utilizar o release na íntegra ou trechos dele na construção de uma matéria ou reportagem.

Clipping

O clipping é a seleção de matérias que mencionam a sua empresa de maneira positiva, negativa ou neutra. A seleção de matérias ajuda o assessor a avaliar o próprio desempenho e o cliente a ver os resultados de maneira mais transparente.

Nem toda a empresa tem perfil para PR

Embora a assessoria de imprensa possa trazer resultados positivos para qualquer empresa, nem todas têm perfil para PR. 

Se você não tem tempo para atender às demandas da assessoria, também não terá tempo para falar sobre sua empresa com os jornalistas . Seja realista, ao aceitar uma pauta, o jornalista pode pedir uma entrevista e o porta-voz precisa ter disponibilidade e interesse, caso contrário o resultado não virá.

Além disso, a assessoria de imprensa não faz milagre. Não basta querer aparecer na mídia a todo custo, é preciso estratégia, empenho e tempo também da parte do cliente.

Aproveitando o gancho, gostaríamos de desmistificar a ideia que assessoria de imprensa é só para grandes empresas. As PMEs também podem  se beneficiar do planejamento de comunicação e ações de uma equipe de PR. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a sua empresa.