O Branding é uma área essencial do marketing digital voltada para a criação de uma experiência completa em torno de um produto ou serviço. É com um branding bem construído que os profissionais de marketing dão vida a uma marca.

Em contrapartida, um branding mal construído pode fazer com que sua marca perca a credibilidade com o público. Pensando nisso, preparamos um artigo em que vamos discutir o que fazer e o que não fazer em branding.

Esses ensinamentos podem ser aplicados tanto por equipes que estão construindo uma nova marca, quanto por aqueles que buscam fortalecer uma marca já existente. Boa leitura!

O que fazer no branding da sua marca

O branding é o que permite com que uma marca seja identificada de modo imediato, seja pelo nome ou elementos visuais como cores e logo. 

Mas, segundo Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, o branding não se resume apenas ao aspecto visual, mas também à construção de reputação de uma marca e o envolvimento de uma conexão emocional com os clientes.

A construção e consolidação do branding dos clientes é um dos serviços oferecidos pela equipe de Marketing Digital da NoAr. Atuamos desde o desenvolvimento de uma identidade visual, a implementação do site e construção de presença online.

E nesses 13 anos de atuação, aprendemos o que funciona e não funciona na construção do branding de uma marca. Vamos começar com sua to-do list?

Use o branding na formação de equipe

Engana-se quem pensa que o branding serve apenas para atrair o público-alvo. Uma marca consolidada também pode ajudar na formação de equipe e atrair os melhores profissionais de diferentes setores pela confiança que as pessoas depositam em sua marca.

Com bons profissionais, sua empresa vai contar com as melhores ideias, inclusive para o processo de branding. 

Leia mais: 5 formas de reforçar o branding da sua marca

Crie conteúdo de qualidade

Outra coisa que você precisa fazer para fortalecer o Branding de sua marca, é investir em conteúdo de qualidade para o seu público. 

Alguns exemplos são artigos semanais para o Blog da sua marca, Landing Page para divulgação de campanhas ou lançamentos, publicações nas redes sociais como posts de feed e stories do Instagram, e materiais ricos, como e-book, por exemplo.

O ideal é que esse conteúdo seja produzido por profissionais qualificados, como jornalistas, que sabem como criar um conteúdo de qualidade, com técnicas de storytelling e de SEO, para fazer com que esses conteúdos cheguem até o público.

Aqui na Agência NoAr, temos um time de marketing dedicado para a produção e divulgação de conteúdos como esses. 

Compõem a equipe profissionais de jornalismo, publicidade, design e marketing, um time completo para entregar o melhor em branding para o seu negócio.


Construa sua presença online


Outro fator importante no branding de qualquer marca é construir presença online. Descubra onde o seu público está e utilize as plataformas mais relevantes. Segundo uma pesquisa da We are Social, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil, com 113,5 milhões de usuários, perdendo apenas para o WhatsApp e YouTube. 

Ou seja, ter um perfil no Instagram e publicar conteúdo recorrente na rede social é obrigatório para qualquer marca que deseja construir um Branding bem-sucedido.

Entretanto, não basta apenas publicar posts no feed ou stories, você também precisa interagir com os seguidores para criar engajamento com eles.

Seu time é pequeno e vocês não têm equipe de comunicação para cuidar das redes sociais da sua marca? Não tem problema, centralize essas demandas em uma agência de comunicação com atuação em social media, como a Agência NoAr.


O que não fazer no Branding da sua marca

Também é preciso reconhecer o que não fazer no branding de sua marca. Fizemos uma lista com os principais erros que observamos nesses mais de 13 anos: 

Não transmitir a mensagem da sua marca com clareza

Uma marca precisa ter uma mensagem clara e coesa, pois se os clientes não entenderem o problema que a sua empresa resolve, provavelmente a sua marca será ignorada. 

Para evitar esse erro muito comum em branding, reflita e compreenda o que torna a sua marca especial e por que os clientes devem se importar com ela. Reforce essa mensagem em todos os pontos de contato com os clientes. 


Não fazer pesquisa de mercado

Outro erro comum em Branding é não fazer uma pesquisa de mercado para conhecer o público que consome de sua marca, bem como as necessidades e preferências dessas pessoas, fazendo com que suas estratégias não ressoem com o público.

Aqui na Agência NoAr, desenvolvemos a Persona da sua marca, ou seja, uma pesquisa baseada em entrevistas com uma amostra do seu público para encontrar o perfil de cliente ideal. A Persona nos ajuda a estabelecer uma estratégia de comunicação – Marketing e PR – que traz resultados.

Não ter uma identidade visual definida

A identidade visual da sua marca não se resume ao logotipo, cores e tipografia usadas, mas como a sua marca é percebida pelos consumidores. 

É importante que sua identidade visual seja consistente e igualmente importante que as mudanças estruturais sejam evitadas – exceto caso a marca esteja passando por um rebranding, mas isso é assunto para outro artigo.

Contudo, é igualmente importante evitar a estagnação, pois quando a identidade visual é mantida igual por anos, pode parecer que sua marca está desatualizada e não está acompanhando os movimentos do mercado.

De forma resumida: na construção ou consolidação do branding da sua marca é importante manter um equilíbrio entre consistência e evolução na identidade visual.

Copiar a concorrência e não ser autêntico

Durante o processo de branding, é importante analisar o que a concorrência está fazendo e acompanhar as tendências do mercado, pois, a partir dessa análise, você consegue entender o que funciona e o que não funciona em seu segmento.

Contudo, é importante tomar cuidado para não copiar a concorrência no branding de sua marca e deixar de ser autêntico, pois, acima de tudo, o branding deve ser alinhado ao seu posicionamento no mercado e o que funciona para o concorrente, pode não funcionar para a sua marca.

Além disso, os consumidores valorizam a autenticidade. Marcas que copiam outras são consideradas comuns e irrelevantes, então você deve fugir de atitudes como essas. 

De modo geral, a construção do branding da marca é um processo contínuo, pois leva tempo e esforço para construir uma marca sólida. 

Contudo, ao saber o que fazer e o que não fazer em branding, tudo se torna mais fácil. Acompanhe o Blog da NoAr para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes em comunicação.