Qualquer empresa, não importa o segmento de atuação, enfrenta dois desafios quando o assunto é construir a equipe: atrair profissionais qualificados e reter esses talentos. Para lidar com esses dois desafios é preciso desenvolver projetos de employer branding.
É importante que sua empresa saiba construir projetos de employer branding que contribuam para o engajamento dos colaboradores já contratados e atraia novos talentos que possam contribuir com o crescimento da companhia.
Mas tão importante quanto ter uma marca empregadora forte é saber como comunicar isso ao mercado. Continue a leitura para entender melhor o tema.
Por que employer branding é tão importante?
O employer branding pode ser resumido como a gestão estratégica da imagem de uma empresa como marca empregadora.
Com uma marca empregadora forte, sua empresa consegue se diferenciar no mercado e isso pode ser um fator determinante na decisão de um candidato em aceitar ou recusar a sua oferta de emprego.
Contudo, os diferenciais de sua empresa precisam ser comunicados em diferentes canais como o site da companhia, blog corporativo, redes sociais, eventos entre outros. Afinal, sem comunicação não existem projetos de employer branding bem executados.
Como construir um projeto de employer branding?
O primeiro passo para construir um projeto de employer branding é fazer pesquisas. Essas pesquisas devem envolver desde o feedback de colaboradores ativos, ex-funcionários, candidatos que participaram de processos seletivos e stakeholders para entender qual é a imagem da empresa como marca empregadora.
Além das pesquisas, é importante consultar o que andam falando sobre sua empresa em plataformas de avaliação de empregadores e nas próprias redes sociais – o que concerne, novamente, o aspecto da comunicação.
Ao compreender a percepção atual da sua empresa por meio do que estão falando sobre ela, você consegue desenvolver alguns insights para seu projeto de employer branding.
Identidade e proposta de valor do empregador
Não existe projeto de employer branding sem a definição de uma identidade e de uma proposta de valor do empregador, em que você deve alinhar quais são os aspectos principais da cultura da empresa, vantagens em trabalhar com você e oportunidades de crescimento.
Com o valor do empregador bem definido, sua empresa não apenas consegue ter um projeto de employer branding autêntico, como também consegue atrair talentos que realmente estejam alinhados à cultura da empresa.
Mas a sua proposta de valor do empregador não deve estar apenas na seção Quem Somos do seu site corporativo, mas também na maneira como você conduz processos seletivos, recebe novos colaboradores e se despede de antigos.
O segredo é a estratégia de comunicação
Não existe projeto de employer branding sem estratégias de comunicação. Para essa construção a sua empresa pode aproveitar de inúmeros canais, seja o site da empresa, blog corporativo, redes sociais, eventos de recrutamento e seleção e até parceria com influenciadores.
Contudo, realmente estabeleça uma estratégia de comunicação, ou seja, saiba o porquê daquela ação, em qual canal deve ser feita, quando deve ser veiculada e quem deve comunicar o que está sendo dito.
Mas seja bastante criativo em suas ações de comunicação interna e externa. Aconselhamos que utilize a técnica de storytelling para transmitir a cultura da sua empresa de modo envolvente por meio de textos, imagens, vídeos, posts nas redes sociais etc.
Traga seus colaboradores para o centro de seu projeto de employer branding
Seus colaboradores devem ser os maiores defensores de sua marca empregadora. Se eles não são, tem alguma coisa errada.
Para um projeto de employer branding, é muito importante incentivar o engajamento de colaboradores ativos. Por exemplo, você pode propor um programa de embaixadores da marca, em que seus profissionais mais bem qualificados podem compartilhar suas experiências de trabalhar nessa empresa pelas redes sociais.
Contudo, é muito importante para a construção de um projeto de employer branding que os colaboradores que têm uma opinião negativa sobre sua empresa tenham espaço para compartilhar seus pontos de vista de maneira construtiva – sem que precisem recorrer a meios públicos para dizerem o que pensam, pois isso pode causar uma crise de comunicação imensa.
Use métricas para avaliar o desempenho do projeto
Existem métricas próprias para medir a eficiência das medidas tomadas em seu projeto de employer branding. Alguns exemplos são: taxa de retenção de colaboradores, índice de satisfação, tempo médio para o preenchimento de vagas, feedback dos candidatos sobre o processo seletivo, entre outras.
É muito importante monitorar continuamente essas métricas para entender o posicionamento atual da sua marca empregadora e identificar possíveis ajustes que possam ser feitos para melhoria.
De modo geral, é importante que você entenda que a construção de um projeto de employer branding não se resume a um bom processo de recrutamento, mas todos os outros aspectos que mencionamos neste artigo, especialmente a comunicação.
Nunca deixe de refletir sobre a importância das estratégias de comunicação para informar seus colaboradores e profissionais talentosos do mercado sobre o que está sendo feito de positivo na sua empresa.