Um dos relacionamentos mais importantes para as empresas que querem transformar a comunicação em uma ferramenta de negócios, é justamente com a imprensa, o que reforça a importância de PR na reputação de uma marca.

É por meio da imprensa que as pessoas irão conhecer o posicionamento de sua empresa e as novidades trazidas ao mercado. Deste modo, a grande imprensa e os veículos do trade influenciam na maneira como as pessoas enxergam a sua marca.

E como a equipe de assessoria de imprensa estabelece o relacionamento com os jornalistas e veículos de comunicação em nome do cliente, o PR tem uma responsabilidade enorme na construção da reputação de sua marca. 

Sua empresa precisa de um time de PR

Para entender a importância de PR na reputação de uma marca, selecionamos alguns dos elementos-chave que conectam uma estratégia de comunicação com o posicionamento de mercado.


Estabelecer credibilidade

Quando uma empresa aparece em matérias e reportagens publicadas por veículos de comunicação respeitáveis, naturalmente, essa marca conquista a confiança do público, pois é vista como uma autoridade em seu segmento, mesmo que seja uma empresa nova ou pouco conhecida pelo público.

Leia mais: Três ferramentas para diversificar seu público em PR


Ganho de visibilidade

A assessoria de imprensa pode ajudar a sua marca a alcançar um público mais amplo e diversificado do que a publicidade, pois as matérias, reportagens e entrevistas alcançam o público geral pela grande imprensa e o nicho por meio de veículos de trade.

Promover awareness sobre as soluções oferecidas pela sua empresa em veículos da grande imprensa é importante tanto para estabelecer, quanto para consolidar sua marca com o público.



Gestão de crise

Qualquer empresa pode passar por uma situação de crise. Em um momento como esse, um dos papéis de PR é justamente o de minimizar os danos à reputação da empresa.

De modo geral, a estratégia adotada para lidar com uma crise se baseia em assumir a narrativa por meio da divulgação de notas para o público, centralizar a comunicação e preparar os porta-vozes exclusivamente para atender aos veículos de comunicação, essa condução é feita pelos assessores de imprensa.

Construção de relacionamentos

Outra contribuição de PR na reputação de uma marca é a construção de relacionamentos com jornalistas, editores e influenciadores, em busca de uma cobertura consistente (e positiva!) sobre a marca.

Com a construção de relacionamentos entre PR e jornalistas, torna-se mais fácil negociar matérias exclusivas, conseguir entrevistas com os porta-vozes, agendar encontros de relacionamento, garantir a presença de profissionais da imprensa em eventos da sua empresa, entre outros.


Quais são os objetivos de sua marca com PR?


Para começar um projeto de comunicação com assessoria de imprensa, é preciso estabelecer os objetivos de sua empresa com PR. Esses objetivos podem variar: ganhar visibilidade para a marca, gerar buzz para o lançamento de um novo produto, consolidar o posicionamento como autoridade, entre outros.

Aqui na Agência NoAr, trabalhamos com trilhas de divulgação. Em cada uma delas podem ser trabalhados objetivos diferentes, que serão estruturados em um planejamento de PR e nortearão o trabalho da equipe.

Junto com o time de PR, sua empresa pode estabelecer metas quantitativas, como obter determinado número de menções em veículos de comunicação para aumentar a visibilidade da marca, por exemplo; ou metas qualitativas, como negociar uma matéria exclusiva no veículo dos sonhos da sua empresa.


Conheça seu público

É fundamental conhecer as pessoas que se interessam por sua marca para entender como se comunicar com elas de maneira eficiente, bem como descobrir quais canais usar para alcançar esse público.

Aqui na Agência NoAr, identificamos o perfil ou os perfis de seus clientes por meio de análises construídas com base em entrevistas que ajudam a descobrir a personalidade, interesses, por onde essa pessoa se informa, etc.



Conheça seus diferenciais

Qualquer empresa que busca se destacar, independente do segmento, precisa entender e comunicar seus diferenciais de modo bastante assertivo. 

Trazer aquilo que torna sua empresa diferente para o centro da comunicação com a imprensa é primordial para a construção de pautas interessantes, bem como para que seus porta-vozes sejam convidados para entrevistas e sua empresa seja sempre notícia.

Para descobrir os diferenciais da sua marca, vá além do produto ou serviço oferecido. Pode ser que esse diferencial de sua empresa seja a diversidade da equipe, um trabalho de ESG incrível, o engajamento em pautas sociais ou a busca incessante por inovar. Ouse!


Acompanhe os resultados

Por fim, também é importante que sua marca acompanhe de perto o desempenho das estratégias propostas pelo time de PR, seja pelo número de matérias publicadas, o alcance dessas publicações ou a percepção que as pessoas estão desenvolvendo de sua marca – faça pesquisas de mercado, avalie o sentimento pelas redes sociais, etc.

Também é importante sua empresa estar preparada para adaptar a estratégia de comunicação de acordo com os resultados conquistados. Mas atenção: confie em seus profissionais! Quando eles sugerirem que vocês devem apostar em uma pauta, acredite neles.

Para não ficarmos apenas no bate-papo, recomendamos que você quiser ver sua marca ser matéria de capa naquele veículo dos sonhos, procure a Agência NoAr. Temos mais de 13 anos de experiência com PR e Marketing. Entre em contato conosco para solicitar uma proposta.