Entender o que vai surgir e como se beneficiar das tendências deve fazer parte do dia a dia de quem quer andar alinhado com as expectativas do mercado e do consumidor. O marketing é um dos segmentos que mais inova e estar por dentro das tendências de marketing em 2024 com certeza vai trazer bons frutos para o negócio e seu modus operandi.

Todo fim de ano é aquela correria nos escritórios e entre os times, que se preparam para um novo ano. Planejamento é essencial em um negócio cuja meta é prosperar e conquistar mais fluidez nos processos. 

É justamente por isso que devemos estar por dentro das tendências de marketing; para saber se todas as novidades devem ser seguidas ou só aquelas que podem beneficiar a empresa e o seu método de trabalho. 

Fique até o fim deste artigo e veja todas as tendências de marketing em 2024, segundo o relatório Marketing Trends da Kantar, consultoria e especialista em pesquisa de mercado.

  • Inteligência artificial se tornará aliada de uma vez por todas

Quando vamos falar sobre Inteligência Artificial já precisamos colocar o adendo de que a IA não vai substituir o marketing. Mas como a IA chegou para otimizar processos do nosso dia a dia, nós já estamos cansados de saber, mesmo sendo algo relativamente novo.

Entretanto, no estudo da Kantar, 67% dos profissionais de marketing veem com bons olhos o uso da IA Generativa voltada para a criatividade nas tarefas. As indústrias têm explorado grandes oportunidades de usar IA Generativa no processo de criação e personalização, o que é uma inovação dentre milhares de conteúdos que surgem diariamente na internet.

  • Cultura e valores são prioridades mais do que nunca

Há anos temos percebido que os consumidores se conectam às marcas que possuem valores parecidos com aqueles que eles acreditam. Mas esse conceito está mais forte do que nunca e em 2024 vai crescer ainda mais.

Em escala global, cerca de 80% dos consumidores têm preferência por comprar de marcas que eles acreditam e que atuem de verdade em seus valores. 

Este quesito é importante também para quem trabalha com marketing de influência. Saber quem contratar para divulgar sua marca é essencial para que o projeto esteja sempre alinhado com o seu propósito.

  • Posicionamento é o preferido dos consumidores

Marcas que se posicionam ganham um grande espaço no coração dos consumidores. Isso porque eles tendem a ver mais verdade nas marcas que se posicionam em questões e situações do mundo e, consequentemente, acreditam mais no produto que é vendido. 

Entretanto, é importante ter cuidado com a cultura do cancelamento que vem ainda mais forte. 

Neste tópico, também se encaixa a estratégia de marketing de influência, que pode dar mais ênfase ao posicionamento tomado por meio de influenciadores que se tornam “a cara” da marca. Neste ano, o marketing de influenciadores também ganha força: 59% dos profissionais de marketing afirmam que aumentarão os gastos com influenciadores em 2024. 

  • Atenção x engajamento

No mundo digital, onde as marcas disputam acirradamente a atenção do consumidor, elas precisam escolher qual a melhor forma de fazer isso e conquistar mais engajamento. 

Neste quesito, 62% dos profissionais de marketing ainda acreditam que o tempo médio de visualização de um conteúdo é a métrica mais eficiente. Com isso, o uso da Inteligência Artificial para gerar previsões de anúncios e conteúdos mais criativos que chamem a atenção está entre as tendências de marketing em 2024.

  • Olhar holístico

Quando começamos a estudar o marketing, falamos muito sobre o marketing holístico, certo? Entretanto, somente nos últimos anos temos percebido um aumento das pautas de sustentabilidade nas empresas entre os painéis de conteúdo de grandes eventos do setor, onde geralmente são medidos os interesses dos profissionais. 

Esse aumento também está relacionado com a pauta de ESG, que vem se tornando assunto de interesse entre consumidores da classe C, D e E, como detalhamos melhor nas tendências 2, 3 e 7.

Em 2023, 42% das empresas incorporaram métricas de sustentabilidade em suas análises, em comparação com apenas 26% em 2021. Como falamos mais acima, o consumidor busca cada dia mais marcas que se identifiquem, em relação aos valores. Portanto, em 2024 podemos prever uma mudança em direção à inovação sustentável, comunicação inclusiva e planejamento voltado à promoção da confiança destes pilares. 

  • Inovação de verdade vai ganhar corações 

A verdade é que o espaço para o tradicional, que não demanda muita criatividade, está ficando cada vez mais apertado. O estudo da Kantar evidenciou que marcas percebidas como inovadoras proporcionam 3x mais crescimento do que marcas que não se mostram inovadoras de verdade. 

É justamente por isso que 57% dos profissionais de marketing sabem que precisam apostar em inovação de verdade para competir no mercado atual.

  • Marcas que se desafiam no grande mercado têm mais espaço 

O Kantar Brand Footprint 2023, outro estudo do segmento, mostra que 1 em cada 2 compradores prefere, sempre que possível, comprar de empresas menores em vez de grandes marcas globais. 

Isso porque geralmente as marcas menores buscam desafiar conceitos, algo que grandes marcas não costumam fazer por conta da falta de posicionamento. Os três pilares que as marcas desafiadoras apostam são os nichos de mercado e produtos exclusivos, as plataformas sociais e influenciadores visando crescimento e forte propósito e inovações de sustentabilidade.

  • Aumento da premiunização nas preferências dos consumidores

Neste ano assistiremos a uma gestão de preços mais sofisticada, com consumidores que buscam valor por meio de produtos mais premium e com profissionais que trabalham mais para alinhar preço e valor.

Segundo a Kantar, 52% das marcas alcançaram o nível superior no modelo estratégico de precificação da consultoria, acima dos 42% em 2020. Este modelo combina a percepção relativa de preço das marcas com o poder de precificação de sua marca equidade. 

  • A barra de pesquisa levada a outro patamar

Ainda falando sobre IA, vem se tornando mais comum a pesquisa por meio de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa. Isso porque as ferramentas, como o mais popular Chat GPT, busca e compila informações sobre o tópico que o usuário está buscando. Portanto, o tempo de pesquisa diminuiu drasticamente; e as fontes e local também tendem a mudar com o tempo.

Esse comportamento impacta diretamente a estratégia de tráfego pago, que deve levar em consideração o lugar onde seu público está buscando informações.

  • Mais espaço para retail media

Quem aposta em anúncios patrocinados em sites e apps de varejistas pode ter ainda mais oportunidades neste ano. Segundo o Marketing Trends da Kantar, 46% dos profissionais de marketing do mundo ainda pretendem aumentar o orçamento em retail media em 2024.

Isso é um reflexo da capacidade que a mídia de varejo tem em aproveitar dados muito valiosos, como jornada de compra do consumidor e preferências de consumo.

E aí, você acredita que esses 10 pontos abordados terão espaço neste ano? É importante frisar que tendências de marketing não são previsões do que vai acontecer neste ano. Pelo contrário; o que podemos fazer é olhar o que aconteceu nos últimos anos e estudar caminhos que tenham mais probabilidade de serem seguidos pelo mercado. 

Mas nada disso é previsão, afinal de contas, o dinamismo e a atualização constante de informações, tecnologias e inovações não permitem que nada seja concreto, mas sim forneçam um norte de onde podemos nos guiar.

Se você está buscando uma agência de comunicação que esteja sempre alinhada com as tendências de marketing e assessoria de imprensa, fale conosco.