Todos os jornalistas que trabalham em assessoria de imprensa estão acostumados em fazer briefing com o cliente, escrever um release, contatar jornalistas, fazer follow-up e montar um bom clipping. E embora essa rotina tenha se consolidado com o tempo, seguir as novidades e tendências de PR traz bons resultados, como por exemplo, na execução de um plano de comunicação completo.
Como é tradição no Blog da NoAr, todo início de ano falamos sobre as novidades de assessoria de imprensa e Marketing Digital para ficar de olho. Hoje falaremos sobre as tendências de PR, vamos lá?
Antes de de falar de tendências, vamos tratar de um assunto sério
É inevitável: a exigência dos clientes para aparecer na mídia vai aumentar ainda mais em 2024. Nesse sentido, a pressão por resultados da equipe de assessoria de imprensa será um reflexo das necessidades que os gestores têm de apresentar resultados e justificar investimentos.
Portanto, antes de seguir qualquer tendência de comunicação, é importante que seu time desenvolva a capacidade de demonstrar a qualidade do trabalho no cotidiano.
Aqui na NoAr, valorizamos a construção de bons relacionamentos com os clientes e por meio do Método V.T.I traduzimos as ideias deles em pautas interessantes para a imprensa. Entre em contato para saber mais sobre nosso jeito de trabalhar.
Tendência Nº1: Com a pressão por resultados, sua equipe precisa apostar no Share of Voice
Mencionamos na introdução deste artigo que a pressão por resultados de imprensa será ainda maior em 2024. Isso é inevitável, pois quando o cliente contrata uma equipe de PR ele quer aparecer na mídia. E uma excelente forma de mostrar esses resultados é por meio do Share of Voice.
Essa métrica é usada para entender a participação de uma marca por meio do total de publicações ou menções relacionadas a ela nos meios de comunicação, quantificando a frequência em que a marca é mencionada em relação aos seus concorrentes.
Ou seja, com o Share of Voice, a equipe de PR consegue estabelecer o reconhecimento e engajamento da marca e entender se o desempenho é superior ou inferior aos concorrentes. Portanto, recomendamos que aposte no SOV para surpreender seus clientes este ano.
O Share of Voice é um dos serviços de Branding PR, o plano premium de assessoria de imprensa da Agência NoAr. Entre em contato conosco para saber como podemos deixar sua marca em evidência.
Tendência nº2: PR precisa ser data driven
Você já ouviu falar em Data-Driven PR? O conceito, que estabelece que a estratégia de comunicação deve ser construída com base em dados, é uma das principais tendências de PR em 2024.
Com as ferramentas certas é possível mensurar o potencial de alcance de uma pauta, reconhecer as palavras-chaves mais importantes e quais informações não podem faltar para que aquele conteúdo seja encontrado e lido;
Contudo, seguir o conceito Data-Driven PR não significa deixar sua experiência de lado. Boas pautas exigem criatividade e capacidade em inovar, especialmente quando tratam de assuntos amplamente debatidos na imprensa.
Leia mais: Três ferramentas para diversificar seu público em PR
Tendência nº3: Cases se destacam em meio a sugestões de pauta
Uma estratégia para chamar a atenção dos jornalistas e evidenciar a sugestão de pauta feita por sua equipe de PR é explorar cases de sucesso do cliente, que devem ser construídos com base em dados mensuráveis, conectados às tendências do setor e que valorizam consumidores reais.
Como os cases de sucesso são pautas com maior aprofundamento sobre determinado produto, ação ou lançamento, eles podem ajudar a aumentar a credibilidade não apenas do cliente, mas também da equipe de PR.
Falando em cases, você sabia que, recentemente, publicamos o 50º Case de Sucesso da Agência NoAr? Essas histórias de sucesso mostram como temos inovado em PR e Marketing Digital nos últimos 13 anos. Conheça nossa coleção particular de grandes voos.
Tendência nº4: Em PR, dados fortalecem o storytelling
O Storytelling é uma técnica usada para tornar um artigo mais interessante, mesmo que o conteúdo em questão seja puramente jornalístico.
Contudo, uma tendência de PR para ficar de olho em 2024 é combinar essa forma de contar histórias com a inserção de dados que corroboram com a narrativa. Não existe jornalismo sem números, mas jornalistas são contadores de histórias natos. É preciso alinhar esses dois aspectos.
Tendência nº5: IA serve para auxiliar o time de PR, não substituir os profissionais
Uma das tendências de PR de 2024 é usar ferramentas de inteligência artificial no cotidiano das agências, especialmente para apoiar a equipe de redação a realizar traduções, transcrições, revisões, entre outras tarefas de apoio.
Importante mencionar que ferramentas de inteligência artificial comumente utilizadas com esse propósito, como o famoso Chat GPT, apresentam certas limitações, portanto, sempre cheque as informações antes de inseri-las em um release.
Além disso, IA deve apenas auxiliar na construção de textos e não os escrever pela equipe, afinal, conteúdo autêntico é cada vez mais valorizado pelos leitores, jornalistas e mecanismos de busca.
Tendência nº6: Branded Content pode ser um caminho para empresas com poder de investimento
Outro meio de inserir seu cliente na mídia é por meio da publicação paga em grandes veículos de imprensa, como o G1 da Rede Globo, por exemplo. No chamado Branded Content, você contrata o veículo de imprensa para fazer a publicação de artigos ou editoriais.
Tendência nº7: Podcasts são relevantes
Alguns dados interessantes sobre podcasts indicam que esse espaço de inserção na mídia vai continuar relevante para a estratégia de PR em 2024.
Algumas evidências são: 1) existem mais de dois milhões de podcasts no mundo, sendo que 2) o número de ouvintes ultrapassa 460 milhões e 3) o valor estimado deste mercado deve chegar a US$30 bilhões ainda este ano, segundo dados da Demandsage.
O segredo vai ser encontrar temas, abordagens e formas de narrar que cheguem ao público que ainda não consome podcast ou videocast.
Tendência nº8: Redes Sociais servem como espaço de divulgação de matérias
As redes sociais também podem ser usadas como espaço para a publicação de matérias jornalísticas, visto que têm grande potencial para aumentar a visibilidade dos conteúdos e gerar engajamento.
A tendência para esse ano é que essas redes sejam vistas como espaços para gerar mídia espontânea, então aproveite para emplacar pautas interessantes em formatos diferenciados.
Tendência nº9: Influenciadores podem ser estratégicos para qualquer marca
Você sabia que o Brasil é o 2º país com maior número de influenciadores digitais e, segundo pesquisa do IAB Brasil, 92% dos brasileiros seguem as recomendações dessas celebridades da internet?
Portanto se os influenciadores nano, micro ou macro ainda não estão em seu radar, está na hora de mudar esse posicionamento e incluir essa estratégia em seu plano de mídia, especialmente para um cliente com budget maior para inserções pagas.
Tendência nº10: As marcas vão valorizar as comunidades, que por sua vez vão valorizar conteúdo de qualidade
Com a chegada de 2024, as comunidades digitais ganham ainda mais força e marcas inovadoras vão utilizar esses espaços para reunir indivíduos com interesses em comum.
Para essas comunidades, a inserção de PR deve ser voltada a fornecer informações úteis e de qualidade que representem a marca-cliente.
Uma das formas de fazer isso é com a produção de artigos de blog que agregam valor para os leitores, por isso, não pense só em vender seu produto ou serviço, mas no que o consumidor realmente quer aprender com aquele conteúdo.
Preparados para usar as tendências de PR em 2024?
Qual das tendências de PR para 2024 você mais gostou? Com essas novidades (algumas nem tão novas assim), fica evidente que a capacidade para se adaptar às mudanças será a chave para um ano bem-sucedido.
A Agência NoAr tem 13 anos de experiência em estratégias de comunicação, com foco em assessoria de imprensa e marketing digital, acumula dezenas de cases de sucesso e excelentes resultados em mídia espontânea e mídia paga. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa em 2024.