Você sabe o que é Share of voice? Essa é uma métrica usada para avaliar a visibilidade que uma marca tem em relação aos seus concorrentes dentro do segmento de atuação.

É claro que essa é uma simplificação do conceito. Se você quer entender o que é e como aplicar o Share of Voice para entender como sua concorrência se posiciona, continue lendo este artigo exclusivo.

Afinal, o que é Share of Voice?

O Share of Voice mede a participação de uma marca em seu setor por meio do total de publicações ou menções relacionadas a ela em plataformas online e offline. Ou seja, ela quantifica a frequência que uma marca é mencionada em relação aos concorrentes.

Essa métrica é importante, pois ajuda a estabelecer o desempenho de sua marca em termos de reconhecimento e engajamento e a estabelecer se esse desempenho é superior ou inferior ao de seus concorrentes. 

Por que essa métrica é importante?

Essa métrica é importante por inúmeros fatores como: avaliação da posição de mercado, benchmarking competitivo, medição de campanhas e identificação de tendências. Vamos detalhar cada um desses conceitos abaixo:

  1. Avaliação da posição de mercado: permite que você avalie como está o desempenho de sua marca em relação aos concorrentes. Quando sua marca tem uma fatia menor do Share of Voice isso indica a necessidade de aumentar a visibilidade, enquanto uma fatia maior indica um posicionamento forte; 
  2. Benchmarking Competitivo: Comparar o SOV de sua empresa com os principais concorrentes ajuda a identificar os pontos positivos e negativos no posicionamento de sua empresa; 
  3. Identificação de tendências: Ao comparar as mudanças nessa métrica com o decorrer do tempo, é possível identificar tendências de mercado como mudanças em preferências do público, ameaças e novas oportunidades; 
  4. Medição de campanhas: Ao lançar uma campanha de marketing digital ou de assessoria de imprensa, você pode medir como essas iniciativas impactam em seu Share of Voice em relação aos concorrentes antes, durante e depois das iniciativas.


Como é medido o Share of Voice?

Para medir o SOV de sua empresa, é preciso coletar dados sobre as menções de uma marca e suas concorrentes em diversos canais. Embora isso possa ser feito manualmente, geralmente, essa métrica é estabelecida com a ajuda de ferramentas de análise e monitoramento de mídia, seguindo o passo a passo abaixo:

  • Definição do escopo, ou seja, os canais e plataformas que o cliente deseja incluir na análise do Share of Voice da empresa;
  • Identificação dos concorrentes que deseja monitorar;
  • Coleta de dados, por meio do monitoramento de menções em determinado período;
  • Cálculo da parcela, ou seja, a porcentagem de menções de sua marca e de cada um dos concorrentes listados em relação ao número total.
  • Monitoramento dos resultados e comparação desses números para entender o posicionamento relativo de cada uma das marcas concorrentes.

Como interpretar os resultados?

Para interpretar os resultados é fundamental considerar o contexto de análise, pois ter uma grande parcela dessa métrica, não necessariamente, significa um grande sucesso, pois pode ser que uma parcela pequena esteja associada a um público segmentado e engajado com sua marca.

Ainda sobre a interpretação dos resultados, é muito importante comparar o resultado atual com os resultados anteriores para determinar se houve um crescimento ou uma queda na participação de sua marca no mercado.

O Share of Voice é um dos serviços de PR que fazem parte do pacote premium da Agência NoAr, o Branding PR. Entre em contato conosco para entender quais são os planos de assessoria de imprensa e qual deles é melhor para sua empresa.

Para concluir, o Share of Voice é uma métrica muito importante para entender a posição da sua marca no mercado, bem como para ajustar as estratégias de comunicação, seja de marketing ou de PR, para alcançar os objetivos. 

Mas além de medi-lo, você também precisa monitorar essa métrica continuamente para entender o desempenho de suas estratégias de comunicação e direcionar os esforços para manter sua marca relevante e competitiva. Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais.

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