É indiscutível que product education desempenha um papel fundamental no crescimento de uma marca. E com marketing digital, educação do usuário deixa de se resumir à divulgação de informações sobre produtos e serviços e passa a ser um caminho para a construção de relacionamentos duradouros com os clientes.

Neste artigo, vamos explicar como o marketing digital resolve o desafio de educar o usuário na utilização de produtos e serviços e como essa estratégia pode ser usada no marketing digital, como no time de Marketing T.E.C.H da NoAr, para impulsionar o crescimento de sua marca.

O conceito 

Educação do Usuário poderia ser resumida pelo oferecimento de informações sobre os produtos ou serviços comercializados por uma marca. Mas isso não é tudo. 

Com o suporte de uma equipe especializada em marketing digital, o conceito de Product Education deixa de ser resumido pela simples divulgação de informações e passa a ser sobre a produção de conteúdo exclusivo sobre a marca e sua relevância no segmento.

O Marketing da Agência NoAr aplica o conceito de product education para posicionar seus clientes como autoridades nos segmentos e redefinir as experiências de clientes de grandes marcas como Simplic, Higlobe e FCamara. Conheça alguns cases de sucesso aqui.

Quais são as estratégias do marketing T.E.C.H em Educação do usuário

A segunda letra do acrônimo do marketing T.E.C.H da Agência NoAr é justamente a Educação do Usuário. Aplicamos o conceito de product education em diversas frentes, de acordo com o posicionamento do cliente. 

O primeiro é a produção de conteúdo, seja com publicações nas redes sociais, régua de relacionamento com o cliente via e-mail, materiais de onboarding,  artigos de blog ou materiais educacionais como e-books, Whitepapers ou estudos de casos, em que discutimos questões importantes e oferecemos soluções, como um produto ou serviço vendido pelo cliente. 

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Também apostamos na construção de cases de sucesso que demonstram como determinado produto ou serviço influencia positivamente as vidas ou os negócios dos clientes do nosso cliente.

Outra iniciativa é responder as perguntas mais frequentes dos consumidores com FAQ no site, pelas redes sociais ou mesmo desenvolver uma publicação mensal para responder perguntas mais comuns, como o Simplic Responde, uma ideia da equipe de Marketing da NoAr para a Fintech Simplic baseada no conceito de  educação contínua.

Como mensurar o sucesso das estratégias de marketing em product education?

Para garantir que as estratégias em product education estejam trazendo resultados para seus clientes, é importante utilizar algumas métricas em marketing digital, tais como:

Engajamento nas redes sociais

Publicou um conteúdo relacionado a educação do usuário nas redes sociais? Então analise o engajamento pelo número de visualizações, interação com o conteúdo por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros.

Conversão de leads em clientes

Outro indicador de marketing digital que pode ser usado é a Taxa de Conversão, que pode demonstrar se sua estratégia de product education está funcionando ou não. Analise também uma métrica complementar: a Taxa de Retenção.

Feedback de clientes

O tradicional feedback de clientes também pode ser usado como uma métrica para ver se sua estratégia está funcionando, o que pode ser melhorado e o que está trazendo oportunidades de crescimento.

Product Education: a prática

Ao trazer o conceito de product education para o centro das estratégias de marketing digital de sua marca, observamos a diferenciação no mercado, redução das barreiras de compra, construção de relações baseada em confiança e fidelização de clientes.

  • Redução de churn: muitos clientes acabam cancelando o serviço ou produto, porque não sabem como utilizá-lo. Para evitar isso, é importante implementar uma régua de onboarding que forneça informações sobre a utilização, disponibilidade de treinamento e uma régua de relacionamento com o cliente para  ajudar na retenção de clientes;

     

  • Redução das barreiras de compras: clientes deixam de comprar ou de fazer um upgrade em produtos e serviços pela falta de informações. A educação do usuário ajuda a romper essas barreiras e tornar a jornada de compra mais fluida;

     

  • Construção de relação baseada em confiança: outro ponto positivo de educar o usuário é demonstrar o compromisso em solucionar os problemas de seus clientes;

     

  • Diferenciação no mercado: o marketing baseado em product education também demonstra expertise e contribui para a sua marca a se diferenciar no mercado como formadora de opinião;

     

  • Fidelização de clientes: ao encontrar informações sobre os produtos ou serviços oferecidos pela sua marca, um cliente tem mais probabilidade de se tornar um defensor da marca.

De modo geral, a educação do usuário é uma poderosa ferramenta para as marcas que buscam um crescimento escalável. Entre em contato conosco para saber se essa estratégia é ideal para sua marca.