Planejar cuidadosamente sua estratégia de marketing é um fator essencial para que seus objetivos em relação ao negócio sejam alcançados. Quando falamos em marketing para startups, esse planejamento é ainda mais importante para criar uma estratégia de sucesso com o orçamento limitado que esse modelo de negócio possibilita. 

Para empresas que estão no início do desenvolvimento de um negócio escalável, é necessário implementar alguns pilares do marketing como growth hacking, mídia paga, entre outros, para que a empresa possa crescer com mais rapidez e de forma sólida.

Neste artigo, vamos falar mais sobre as boas práticas de marketing para startups e como podemos te ajudar a escalar seu negócio de forma eficiente, com planejamento e implementação de uma estratégia de sucesso.

Antes de tudo, saiba quem é sua persona

Persona é muito mais que público-alvo. Ela é seu cliente ideal, identificado por meio de muita pesquisa (inclusive pesquisa de campo) e análise.

Enquanto o público-alvo abrange dados demográficos mais gerais sobre seu público, a persona define comportamentos, hábitos, motivações e objetivos pessoais compilados numa única “pessoa”: o seu cliente ideal.

É essa persona que vai guiar seu plano de marketing e todas suas estratégias, principalmente a produção de conteúdo. Inclusive, para um conteúdo ser, de fato, eficaz e relevante, é criado e divulgado em sincronia com o momento da jornada do seu cliente, espelhado pela análise profunda da sua persona.

Produza conteúdos inovadores e interessantes

Quem está lançando uma startup no mercado, com certeza, tem muito conteúdo relevante para compartilhar, inclusive dados e pesquisas do mercado que são essenciais para sua jornada como empreendedor. 

Esses tipos de conteúdos podem ser usados em um primeiro passo na jornada de descobrimento da startup pelo consumidor, que será educado a cada conteúdo que você compartilhar.

A divulgação de conteúdos relevantes sem vender explicitamente a marca é uns dos pilares do Inbound Marketing que faz startups crescerem, e, apostando nessa estratégia, você pode gerar muito mais engajamento e autoridade, posicionando mais assertivamente seu negócio no mercado.

Explore as redes sociais e os formatos disponíveis

Algumas pessoas até podem achar que as redes sociais estão ultrapassadas, entretanto, é inegável que seu público com certeza estará presente em, pelo menos, uma delas.

Ter um canal de comunicação próprio com seu cliente, como um chat no site, por exemplo, é apenas um dos meios de contato. As redes sociais podem ser exploradas de diversas formas, pois elas atingem pessoas em diversas faixas etárias. 

Com uma persona bem definida, você consegue segmentar seu público e entender qual plataforma é mais adequada para diferentes estratégias que você queira implementar em seu plano de marketing.

É também via redes sociais que você pode atingir alcance maior na divulgação dos materiais e conteúdos relevantes que produz sobre o segmento e cenário no qual sua startup está inserida.

Monitore os resultados

Numa jornada de escalabilidade, monitorar os resultados constantemente é essencial. Isso porque, em todo negócio mas principalmente numa startup, perceber o sinal amarelo para certa estratégia com tempo hábil para mudança é primordial para evitar gastos desnecessários.

Identificar os pontos positivos e negativos da estratégia permite que você tenha mais embasamento para seguir em frente ou “recalcular rotas” conforme o desempenho analisado.

Aproveite que o Marketing Digital oferece diversas métricas para monitoramento e análise de resultados e use-as sem moderação! 

Você pode alcançar a tão sonhada escalabilidade apostando em um plano de marketing com uma estrutura sólida. Com uma equipe especializada em Marketing Estratégico, podemos seguir juntos nessa jornada para colocar sua marca em evidência. Entre em contato com a NoAr!

Leia mais: Marketing estratégico, o que é e por que investir?

Não tenha medo de ir além

Com as diversas fases de testes que uma startup passa, o que você não deve ter é medo de apostar no novo. É tempo de investir em inovação e tentar diversos meios para se obter resultados positivos.

Mais que produzir e analisar, você deve entender como diferenciar sua startup de centenas de outras que já estão no mercado. O seu produto pode ser a solução perfeita, mas enquanto você não mostrar ele ao mundo da forma certa, você continuará direcionando tempo e dinheiro de uma péssima forma. 

Conte com ajuda especializada nesse processo

Além de tudo que você já sabe e tudo que viu por aqui, contar com a ajuda de uma agência com experiência em estratégias de marketing digital é essencial!

A NoAr possui 12 anos de mercado e bastante experiência com empresas do segmento tech, incluindo Fintechs. Esse feeling estratégico que temos pode contribuir positivamente para que seu negócio esteja cada vez mais em evidência.