Prestar serviços e oferecer produtos financeiros no meio digital é o conceito de uma fintech, que oferece desde o pacote tradicional de movimentação financeira até a gestão de investimentos e concessão de crédito. Mas o que realmente pode atrair novos clientes para uma startup financeira são as estratégias de marketing digital para fintechs.
Negócios nativos digitais aparecem a cada instante, aos montes, e as estratégias para se destacar entre as centenas de opções estão, justamente, no ambiente em que o negócio nasceu: o meio online! Seja para prospectar novos clientes ou para manter ativo o relacionamento com a base, estruturar boas estratégias de marketing digital é essencial nesse meio.
Estratégias de marketing digital funcionam para as fintechs?
Fazer com que uma pessoa migre de uma instituição financeira tradicional para uma instituição financeira totalmente digital pode ser um desafio que, se bem planejado e executado, rende ótimos resultados para o mercado.
Com nossa experiência em assessoria de imprensa e marketing digital nesse setor, separamos alguns pontos primordiais para você saber como criar autoridade para atrair clientes através do marketing digital para fintechs.
Explore seu potencial interno para conhecer o público
Com times altamente qualificados nos mais variados segmentos, esses negócios nascem com projetos bastante estruturados de inserção no mercado. O gatilho inicial é usar esse potencial interno para extrair informação de diferentes fontes e conhecer perfeitamente a persona.
Sabemos que conhecer o público-alvo é o passo inicial para a criação de qualquer estratégia de marketing, então, use os atributos da empresa e explore seu potencial!
Marketing de conteúdo é essencial para fintechs
As campanhas pagas são primordiais para o reconhecimento de marca e obviamente você não deve excluí-las da sua estratégia de marketing. Porém, um erro que muitas empresas cometem é deixar a produção de conteúdo em segundo plano.
Com o alcance conquistado por meio de campanhas pagas ou não, o próximo passo é encantar o lead que, de fato, é o responsável pela conversão de vendas. Por meio do marketing de conteúdo, mais conhecido como inbound marketing, essa tarefa pode ser bem mais efetiva.
Para fintechs, materiais ricos e conteúdos educativos são itens que você precisa ter dentro da sua estratégia de marketing digital! Dessa forma, além de conquistar leads mais qualificados, você também avança muitos passos na construção de credibilidade com o público.
Outra forma de alavancar sua marca por meio do inbound marketing é incluir outros serviços em sua estratégia de comunicação. Alguns exemplos são: otimização de conteúdos para SEO, criação de um fluxo de e-mail marketing e publicações em mídias sociais, que garantem o relacionamento efetivo com os clientes.
Entenda seu concorrente e saiba lidar com gigantes do mercado
O sistema bancário no Brasil sempre estabeleceu muitos processos burocráticos aos seus clientes, com altos juros e restrição de movimentação do dinheiro.
Você já sabe que as fintechs chegaram para quebrar esse paradigma e estabelecer mais praticidade e liberdade de escolha aos seus clientes, o que você precisa é destacar o seu serviço para sair na frente da concorrência tradicional.
Portanto, adquirir o máximo de conhecimento sobre os processos da concorrência é um fator muito importante para criar processos mais eficientes no seu negócio. Isso inclui estudar as estratégias de marketing realizadas pela concorrência durante os anos para assim montar uma lista de dos and dont ‘s da sua fintech.
A fidelização é a chave para o sucesso
O que toda instituição financeira quer é que seu cliente seja seu maior aliado na estratégia de marketing. Para conquistar esse feito, você deve investir em ferramentas que levem à fidelização desse cliente.
As ferramentas utilizadas no inbound marketing já contribuem com a tarefa da retenção de clientes. Mas você não pode esquecer da etapa de nutrição de leads, ou seja, entregar muito conteúdo relevante e se manter presente para o consumidor.
A etapa de fidelização do cliente está quase no final da régua da estratégia de marketing digital, mas você precisa ter em mente que ela é essencial para que a jornada do consumidor seja completada com sucesso e ele se torne seu maior anunciante, de forma orgânica.
Por meio de CRM e relacionamento com o cliente que seja, de fato, focado em soluções, você já consegue conquistar ótimos resultados, afinal, uma tendência de marketing para 2023 é o conversational marketing, que utiliza formas mais rápidas de contato para entregar a solução para o cliente.
Leia mais: Marketing estratégico, o que é e por que investir?
Conte com ajuda especializada nesse processo
Além de tudo que você já sabe e tudo que viu por aqui, contar com a ajuda de uma agência com experiência em estratégias de marketing digital para fintechs é essencial!
A NoAr possui 12 anos de mercado e bastante experiência com empresas do segmento tech, incluindo fintechs. Esse feeling estratégico que temos pode contribuir positivamente para que seu negócio esteja cada vez mais em evidência.