Você quer trazer sua startup para o mercado e conquistar novos clientes, parceiros e investidores? Então é preciso investir em comunicação, sendo o Inbound marketing a melhor estratégia para sua startup.

Pois, ao contrário do marketing tradicional, o Inbound marketing estabelece uma linha de comunicação em que o cliente procura a marca por interesse próprio ao invés de ser impactado por propagandas que não fazem sentido para ele. 

Estamos falando em uma estratégia que atrai tráfego qualificado, ou seja, pessoas com o real interesse em comprar o seu produto ou serviço, em vez de um público que não tem o mínimo interesse em sua marca.

E como isso funciona na prática? De maneira resumida, o Inbound Marketing traz conteúdo antes de oferecer qualquer produto ou serviço, uma estratégia que funciona com a maioria dos consumidores e que desperta o interesse em empresas dos segmentos B2B e B2C.

A boa notícia é que os especialistas consideram o Inbound Marketing 62% mais barato do que o marketing convencional. Mas antes de mergulhar nessa metodologia, continue a leitura e certifique-se se o Inbound Marketing é a melhor estratégia para sua startup. 

Leia mais: Inbound e PR – o melhor dos dois mundos

Como funciona a estratégia de Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing é uma estratégia linear que consiste em atrair desconhecidos, converter visitantes em leads, vender para leads, transformando-os em clientes, e encantar esses clientes para torná-los promotores da marca. 

Podemos resumir os benefícios dessa abordagem em alcançar o público certo, estabelecer um relacionamento com essas pessoas e encurtar as etapas da jornada de compra. Inbound Marketing sempre funciona.

Uma estratégia de inbound marketing certeira cria o conteúdo perfeito para cada estágio da jornada do consumidor, nutrindo-o com materiais relevantes e conduzindo-o até o momento da decisão de compra.

O que não pode faltar em uma boa estratégia de Inbound Marketing?

Para que uma estratégia de Inbound Marketing funcione, precisamos combinar dois fatores-chave: a análise de persona, ou seja, o desenvolvimento do perfil do cliente ideal; e o desenvolvimento das etapas da jornada de compra.

A criação da persona serve para entender o perfil do cliente ideal e, dessa forma, traçar estratégias mais aderentes às necessidades dessas pessoas, considerando o contexto e o conteúdo.

Desenvolver uma persona é o resultado do estudo da base de clientes para entender o perfil do tomador de decisão e entender o que ele procura e o que o levaria a clicar em seu conteúdo.

Desenvolver uma buyer persona é descrever em detalhes as características do comprador do produto ou serviço que sua startup comercializa. 

A segunda etapa é entender a jornada de compra e traduzi-la em um funil de vendas que norteia o desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing e capturam a atenção dessa persona em cada uma das fases do funil de vendas:

  • Descoberta e aprendizado: oferta de conteúdo introdutório sobre o segmento da marca.
  • Reconhecimento do problema:  conteúdo sobre problemas mais comuns enfrentados nesse segmento.
  • Consideração da solução: seu produto ou serviço é apresentado como uma solução para os problemas enfrentados nesse segmento.
  • Decisão de compra: conteúdo voltado para solucionar dúvidas sobre o produto ou serviço oferecido.


Como cada um dos conceitos do funil de vendas entra em prática na metodologia Inbound Marketing?

Como mencionamos anteriormente, a jornada do Inbound Marketing é baseada nos conceitos de atração, conversão, venda e encantamento. Vamos apresentar abaixo como cada um desses conceitos funcionam na prática:

Atração

O conceito de atração é transmitido pelo marketing de conteúdo em diferentes plataformas como blog, site e redes sociais. Os artigos para blog devem ser relevantes tanto em conteúdo, quanto em estrutura, nos referimos a otimização em SEO para bom ranqueamento no Google.

O SEO é um dos grandes trunfos em uma estratégia de Inbound marketing porque consegue aumentar o tráfego orgânico, aumentar a visibilidade da marca e garantir a autoridade para o domínio.

O Search Engine Optimization pode ser aplicado como SEO on-page, ou seja, otimização de conteúdos para as páginas de blog e site, e SEO off-page que se refere especialmente à geração de backlinks.

E enquanto o blog oferece conteúdo otimizado em SEO, é importante que ele direcione para a página de vendas do produto ou serviço, como um hiperlink.

As redes sociais também assumem um papel importante, pois podem servir como canais de aquisição, dependendo, é claro, da base de seguidores que você tem e do engajamento em cada uma das plataformas.  

Funciona criar conteúdo para esclarecer as principais dúvidas ou curiosidades da buyer persona e estabelecer uma linha de comunicação mais pessoal e informal. Também pode ser interessante desenvolver campanhas com influenciadores com perfis alinhados ao da marca. Mas promover atração é apenas a primeira etapa.

Conversão

Depois de transformar visitantes em leitores de blog ou seguidores nas redes sociais, você conquistou os tão sonhados leads que precisam ser convertidos em compradores.

Algumas ferramentas podem contribuir com a conversão como a Landing Page, em que um conteúdo rico, como um ebook, simulador, webinar ou outro é oferecido como moeda de troca pelas informações pessoais do lead preenchidas em um formulário após clicar em um CTA (call to action, um botão de chamada para ação).

As informações sobre os leads são armazenadas em um software CRM que fornece tudo o que você precisa saber para nutrir eles. Para garantir uma boa taxa de conversão é usado um CRO que oferece ações contínuas que são baseadas nos dados coletados e testes feitos.

Venda 

Depois de converter visitantes em leads, você precisa transformá-los em clientes com a ajuda de ferramentas de automação de marketing, que permitem conduzi-los pelas etapas de funil de vendas de maneira personalizada, mesmo quando consideramos um grande volume de pessoas.

Uma das principais ferramentas de venda usada nessa estratégia é o e-mail marketing ou mesmo o fluxo de e-mails marketing que levam o lead a concluir a compra.

Mas como cada lead está em uma etapa diferente do funil de vendas – uns acabaram de chegar, outros estão prontos para comprar e alguns esfriaram – é importante usar uma ferramenta que realiza o Lead Scoring, ou seja, que dá uma pontuação para cada lead para determinar qual ganha prioridade com o time de vendas.

Encantamento 

Embora a venda seja o objetivo principal do Inbound Marketing, ele não é encerrado neste momento, pois o encantamento de um pós-venda é fundamental para transformar um cliente comum em um promotor da marca.

Seguindo a estratégia de Inbound marketing, o relacionamento com o cliente é mantido por meio de um fluxo de e-mails, redes sociais ou newsletter com conteúdo mais voltado para o meio e fundo de funil.

Todas as estratégias de Inbound são colocadas em prática com a automação de marketing 

Gostamos de brincar que a automação de marketing coloca em movimento todas as engrenagens do Inbound Marketing, pois por meio de um software é possível construir landing pages, elaborar formulários, nutrir os leads, segmentar e personalizar o conteúdo para cada lead de acordo com a etapa do funil de vendas, estabelecer uma pontuação para esses leads, entre outros.

Quer um exemplo de como o Inbound Marketing funciona na prática?

Ainda não ficou claro como o Inbound Marketing funciona na prática? Vamos dar um exemplo: somos uma agência de comunicação e o conteúdo que você está lendo neste momento faz parte de nossa estratégia de Inbound Marketing.

Considerando o funil de vendas, você ainda está no topo, pois está descobrindo o que é Inbound Marketing. Atraímos você com este conteúdo e agora que você está interessado em colocar a estratégia de Inbound Marketing em prática, você começa a entrar na etapa de consideração e meio de funil.

Para saber se essa estratégia está alinhada aos resultados que você procura, conheça 05 motivos para investir em Inbound Marketing. Ficou ainda mais interessado? Então conquistamos o objetivo de transformar um visitante comum em um lead.

Com a aquisição do serviço, conseguimos desenvolver uma estratégia de Inbound marketing personalizada e os bons resultados manterão o encantamento. Missão cumprida.

Quanto custa fazer Inbound marketing?

Assim como qualquer estratégia de comunicação, o Inbound Marketing não funciona como uma receita de bolo, não é mesmo? O custo para desenvolver o trabalho de Inbound marketing depende de inúmeros fatores como:

  • Nível de expertise dos profissionais que formam a equipe;
  • Detalhamento do projeto pode ser preciso desenvolver a persona e a identidade da marca, por exemplo, tornando o projeto mais complexo;
  • Ferramentas de automação usadas pelo time de marketing;
  • Necessidade ou não de um profissional desenvolvedor;
  • Variedade e periodicidade dos conteúdos produzidos;
  • Budget disponível para mídia paga.

Ou seja, não existe um orçamento pronto para sua estratégia de Inbound marketing, o que podemos garantir é que se você já investiu em outbound marketing, com certeza essa estratégia terá um custo-benefício melhor.