Quando um empreendedor transforma uma ideia em um produto ou serviço, o próximo passo é comunicar essa novidade para os clientes, parceiros, investidores e concorrentes, o que nos leva a cinco motivos para contratar uma assessoria de imprensa para lançar sua startup no mercado.

Contar com uma equipe de PR é importante desde a fase de lançamento, pois a partir do primeiro mês de trabalho, sua startup já pode sair na imprensa e gerar novas oportunidades de negócios.

Contratar uma assessoria de imprensa cabe em seu orçamento?

Com a expansão das startups nesses últimos anos, muitas agências de comunicação deixaram o modelo de trabalho tradicional, para oferecer entregas pontuais a orçamentos reduzidos.

Aqui na NoAr, por exemplo, oferecemos planos de assessoria de imprensa compatíveis com startups em fase seed que é o Startup PR, em fase de scale-up que é o Scale PR e Branding PR para gestão e posicionamento de marcas.

Além disso, nos especializamos em startups de tecnologia e atendemos empresas de todos os segmentos: Edutech, Energytech, FoodTech, Fintech, Lawtech, entre outras.

Mas como saber qual assessoria de imprensa é ideal para sua startup?

Para saber se uma assessoria de imprensa é ideal para sua startup, recomendamos que você avalie o portfólio da agência de comunicação, em quais veículos que ela costuma inserir seus clientes e os principais cases de sucesso.

Além de analisar o portfólio, você precisa saber se essa agência oferece todos os serviços que você precisa. Está certo que essa é a agência que vai comunicar seu lançamento para o mercado? Então vamos aos benefícios de contratar esse serviço:

Proposta de pioneirismo no mercado

Quando você traz uma ideia nova para o mercado, sua startup precisa ser reconhecida como pioneira em seu nicho e a assessoria de imprensa pode usar esse pioneirismo como diferencial para apresentá-lo ao mercado.

Mas antes de apresentar seu MVP, é importante validar sua ideia, estabelecer um modelo de negócios e cumprir todas as etapas que precedem um lançamento ao mercado.

Segundo um levantamento da CB Insights, não dispor de um plano de negócios bem estruturado para lançar uma startup ao mercado é um dos principais motivos pelos quais as empresas de tecnologia fracassam.

Credibilidade desde o primeiro contato com a imprensa

Novas startups são lançadas ao mercado todos os anos, mas infelizmente 7 em cada 10 empresas de tecnologia fracassam em menos de cinco anos de atividade, o que revela uma grande fragilidade do setor.

Mas com o suporte de uma assessoria de imprensa desde o lançamento, fica mais fácil conquistar credibilidade no mercado, justamente porque a equipe de PR  proporciona brand awareness e nutre bons relacionamentos com os veículos de imprensa, dois fatores importantes nessa primeira fase.

Tráfego de qualidade, novos leads

Outra vantagem de contratar uma assessoria de imprensa para lançar sua startup no mercado é a publicação de matérias sobre sua startup em diferentes veículos de comunicação.

O conteúdo jornalístico também é adaptado para os públicos B2B e B2C e divulgado nos veículos corretos, o que pode ajudar na captação de leads qualificados para seu site.

Antes de se comunicar com a imprensa, você precisa de media training

Sua equipe de PR vai prepará-lo para um dos maiores desafios ao lançar sua startup ao mercado: aprender como comunicar suas ideias para a imprensa. 

Como os jornalistas são muito atentos, você precisa tomar cuidado ao usar dados, fazer projeções para o mercado ou comparações com outras empresas, para não prejudicar a imagem da sua startup.

Esses aspectos são abordados durante o treinamento de imprensa. Além disso, é feita uma simulação de entrevista em que seu assessor pontua os erros e acertos em suas respostas para que você possa estar bem-preparado para quando chegar a hora de conceder sua primeira entrevista. 

Participação em eventos pode fortalecer a presença de sua marca no nicho

Além de promover eventos internos, sua assessoria de imprensa ajuda a mapear e negociar a participação de sua startup em eventos importantes em seu segmento desde a fase seed de sua startup.

A participação nesses eventos também podem ajudar a estreitar o relacionamento de sua empresa com a imprensa e pautar matérias em diferentes  veículos. Toda essa interação é acompanhada de perto pelo assessor para que não haja qualquer ruído na comunicação.

Contratar uma assessoria de imprensa é suficiente?

Para o lançamento de sua startup, além de contar com uma equipe de PR para divulgar o lançamento na mídia, você pode contar com o trabalho de uma equipe de marketing digital para reforçar a comunicação por outras frentes como inbound marketing, redes sociais, blog, anúncios patrocinados etc. 

O trabalho em conjunto é importante, porque quando a equipe de PR apresenta sua startup para jornalistas e influenciadores, essas pessoas buscam mais informações pelo seu site e redes sociais.

Além disso, a equipe de marketing contribui para o planejamento, elaboração e divulgação de estratégias pontuais como lançamento de produtos e serviços, divulgação de novas parcerias comerciais, expansão do serviço para outras regiões e mais.

A Agência NoAr oferece os serviços de assessoria de imprensa e marketing digital para startups de diferentes segmentos. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos planos.