Recentemente, publicamos um artigo sobre o impacto de uma assessoria de imprensa no growth de uma startup, mas um aspecto que não abordamos naquele texto é sobre como uma equipe de PR pode ajudar a encontrar investidores para sua startup, nosso tema de hoje.
Não importa qual é o nicho de atuação de sua startup, certamente em uma das cinco fases de maturação, a empresa precisará de uma rodada de captação de investimentos para expandir.
Os investimentos podem entrar na etapa de Ideação ou pre-seed, Validação ou seed, Operação ou Early stage, Tração ou Growth stage ou Scale up ou expansion stage.
E sua equipe de PR pode ajudá-lo a buscar investidores em todas essas etapas por inserir a sua empresa em: encontros de empreendedores – conhecidos como meetups – competições com outras startups, presença em publicações que os investidores leem e eventos segmentados para sua área de atuação.
Novas oportunidades podem aparecer quando sua startup participa das matérias certas, conquista espaço na imprensa (o que pode chamar a atenção de potenciais investidores) e mantém uma boa relação com jornalistas, outros empreendedores e investidores.
Em todos os exemplos que mencionamos acima, podemos destacar o trabalho da assessoria de imprensa e sua relação (indireta) com os investidores:
• Conduzir o treinamento do empreendedor para lidar com a imprensa por meio de um media training;
• Realizar o pitch de eventos com as melhores oportunidades;
• Organizar encontros de relacionamento com a imprensa;
• Negociar pautas e releases com veículos de imprensa especializados em startups.
O que um investidor procura em uma startup?
Contratar uma assessoria de imprensa para representar a sua startup é muito importante, mas alguns passos precisam ser dados antes de buscar investidores para o seu negócio.
O primeiro passo é estruturar os seus negócios. Você precisa testar e validar suas ideias porque para que sua startup seja atrativa para um investidor, ele precisa saber que o produto ou serviço tem potencial exponencial e escalabilidade.
A verdade é que os investidores estão em busca de startups inovadores e empreendedores que demonstrem não apenas profundo conhecimento de mercado, mas envolvimento com seus próprios negócios.
Novamente, a equipe de PR pode ajudar bastante nessa etapa, pelo desenvolvimento e treinamento de um pitch que ajude a vender a sua ideia da maneira mais assertiva possível.
A apresentação para os investidores deve mostrar a ideia que você está trazendo para o mercado, o potencial de crescimento baseado em dados, projeções financeiras com base no mercado etc.
E o momento ideal para abrir uma rodada de captação de investimentos é quando a startup está em fase de operação – também chamada de Early Stage, que é quando a ideia está validada, o negócio estruturado e um MVP está sendo testado.
Se você está interessado em contratar uma assessoria de imprensa especializada em startups, conheça o Plano Startup PR, oferecido pela Agência NoAr.