As assessorias de imprensa geralmente são uma ótima opção para as empresas que estão buscando um lugar ao sol e querem aparecer na mídia. Essa parceria pode render várias vantagens, tais como o desenvolvimento da imagem da empresa e a credibilidade por meio das várias publicações. Então, por que algumas empresas, mesmo com assessoria de imprensa, não saem na mídia? A assessoria de imprensa é um modelo efetivo e comprovado no mercado, mas que precisa de dedicação, estratégia e um trabalho contínuo de relacionamento com os veículos de mídia.

O trabalho cooperativo entre empresa e assessoria, além de uma estratégia de comunicação alinhada, é essencial para colher os frutos e obter os melhores resultados possíveis. Listamos os erros mais comuns e dicas para melhorar sua exposição na imprensa:

Estratégia de comunicação

É fundamental que a empresa e a assessoria parceira estejam na mesma página, falando a mesma língua. Ou seja, a estratégia de comunicação tem que estar alinhada e bem clara na cabeça das duas empresas.

Olho clínico

Uma das principais tarefas de uma assessoria de imprensa é identificar o que é pauta para a empresa. Ter uma visão estratégica sobre qual assunto ou ação será interessante para a cobertura jornalística é fundamental para que o cliente apareça na mídia. É papel da assessoria criar ideias inusitadas, aproveitar ganchos e abordagens para chamar atenção dos jornalistas.

Tradução

Escrever de forma que atraia a grande imprensa é uma ótima maneira de obter mais exposição. Existem técnicas eficazes que ajudam a passar a informação de forma mais chamativa, por exemplo, trocar dados técnicos por termos mais comuns, usar números e dados da empresa e ter um porta-voz com as informações na ponta da língua são ações fundamentais para se destacar.

Indicação

Escolher o jornalista certo para a pauta certa requer um olhar mais clínico sobre a mídia. As vezes a ideia é boa, mas o assessor está vendendo a pauta para o jornalista ou editoria errada.  Fazer uma pesquisa nas matérias parecidas com o seu assunto e sobre os jornalistas que estão cobrindo o tema para não divulgar no escuro é uma boa dica para se dar bem na divulgação.

Continuidade com a mídia

Contratar uma assessoria somente para dar visibilidade para um projeto ou um case pode não trazer os resultados esperados porque grande parte do trabalho de uma assessoria de imprensa está no desenvolvimento do relacionamento com a mídia. Demanda uma estratégia bem coesa para construir uma marca e uma imagem valorizada na imprensa.

Por fim, vale avaliar junto com sua assessoria que para aparecer mais na mídia é preciso pensar fora da caixa, criar conteúdo atrativos, ter imediatismo e disponibilidade para atender às solicitações dos jornalistas.

Quer saber mais?

Como aparecer na mídia