Inbound marketing é a vedete do momento, e sua principal ferramenta no Brasil é o RD Station, plataforma que permite captar, gerenciar e segmentar os leads conquistados por meio de conteúdos ricos. Em 2015, 58% das empresas utilizaram algum elemento de inbound marketing1.

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A estratégia faz sucesso porque alinha intimamente o marketing e o comercial. Quem faz inbound marketing gasta 47% menos na aquisição de leads2. Outra vantagem é utilizar a automação de marketing e os conteúdos ricos para as etapas da Jornada de Compra: Atenção, Interesse, Consideração, Intenção e Avaliação. O vendedor recebe o lead maduro para o processo comercial. Isso diminui o Custo de Aquisição do Cliente e aumenta a eficácia do time de vendas.

Com o RD Station, é  possível gerenciar todo seu mailing de leads e saber exatamente quem está em determinado momento da Jornada da Compra. Essa inteligência permite que os leads sejam nutridos de maneira segmentada, aumentando a eficiência da comunicação com a base, e entregando mais leads para o comercial. A Resultados Digitais, empresa criadora do RD Station, cresceu mais de 100% no último ano e uma de suas principais estratégias é fechar contratos de uso da plataforma por meio de agências parceiras.

Por que eles vendem por meio de agências?

Há duas maneiras de contratar o RD Station: direto na Resultados Digitais ou por meio de uma agência parceira – a agência avisa a RD da compra.

Quando a empresa contrata o RD Station em “modo solo”, ou seja, sem contar com uma agência para fazer a estratégia e a implementação do inbound marketing, a Resultados Digitais exige a contratação de um pacote de consultorias online que não é necessário quando o cliente já tem agência.

Geralmente, quem opta por essa alternativa são empresas que estão estruturando um departamento interno de inbound marketing. Para aplicar a metodologia completa, o ideal é contar com um time mínimo de 2 a 5 pessoas em marketing, entre analista, redator, designer e pré-vendas. Como o inbound marketing é uma estratégia relativamente nova no Brasil, e o RD Station tem uma metodologia própria, é fundamental que este time seja treinado.

Quem contrata o RD Station por meio de agência, já vai contar com a expertise do time especialista para a implementação e acompanhamento. Portanto, estão isentos da obrigatoriedade da consultoria.

Outro motivo para fechar por meio de uma agência, claro, é contar com a experiência de quem já é familiarizado com a estratégia de inbound marketing. O time vai produzir conteúdos profissionais e conduzir a estratégia com o máximo de eficiência. Uma boa agência, inclusive, acompanha o processo de inbound desde a conquista do lead até a qualificação, e auxilia o cliente no processo de implementação de inbound sales, para garantir que o ROI seja alto e que as empresas estejam crescendo por meio desta estratégia vencedora.

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Fonte: 1, 2 – Pesquisa O Estado do Inbound Marketing no Brasil – Hubspot