É papel da assessoria de imprensa criar a ponte entre a marca e os jornalistas. Como em qualquer área, existem macetes e informações que ajudam a divulgar uma empresa na mídia, alcançando melhores resultados.  E há aquelas que podem atrapalhar.

Listamos 5 frases e atitudes proibidas para quem quer melhorar sua divulgação na imprensa.

1-) Não tenho notícia para aparecer na mídia

Não é preciso inventar a roda para tornar-se notícia. Coisas simples, com uma dose de criatividade geram matéria. Nem sempre a marca possui uma novidade ou lançamento, mas às vezes uma ação institucional pode virar pauta, como por exemplo, oferecer home office para os funcionários, participar de um evento ou criar um sistema novo que irá otimizar um serviço.

2-) Meu assunto é difícil para ser abordado

Nenhum assunto é técnico demais para as assessorias de imprensa e para os jornalistas. Eles estão aptos a lidarem com diversos assuntos e possuem técnicas na hora de escrever e entender sobre o tema. Para assuntos segmentados, existem os veículos especializados, que cobrem apenas determinada área, como por exemplo, revistas e sites sobre o setor elétrico, indústria, franquias, entre outros. É possível criar conteúdos específicos para atingir em cheio as editorias do seu segmento.

3-) Não preciso aparecer

É comum algumas empresas acharem que não precisam aparecer na mídia ou que são pequenas demais para terem espaço na imprensa. A assessoria de imprensa é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes e consegue espaço para qualquer um com uma boa ideia. Se você não falar, seu concorrente com certeza o fará.

 4-) As matérias são pagas e por isso nem vale tentar

Matérias editoriais não são pagas e são diferentes dos anúncios. Elas são publicadas quando o jornalista se interessa pelo assunto e enxerga em sua empresa uma boa história para o público do veículo. É papel da assessoria de imprensa criar um relacionamento com a imprensa para que oportunidades surjam.

5-) O jornalista é meu amigo.

O jornalista é um profissional fazendo o seu trabalho e toda informação que você disser poderá ser usada. Entrevista não é um bate-papo no bar, mas o momento que um porta-voz da empresa divulga suas novidades.

Quer saber mais? Baixe nosso guia completo!

Como aparecer na mídia