O boilerplate é um termo usado pelas assessorias de imprensa e grandes empresas para denominar o texto com informações institucionais, contido na maioria das vezes embaixo do release jornalístico. Ele é escrito geralmente em um parágrafo único que reúne as principais informações sobre a empresa, como sua história, breve explicação do negócio, principais produtos e serviços, número de funcionários, missões, certificados e tudo que for de destaque ou relevância.

O boilerplate é reproduzido sempre após um release – sugestão de pauta enviada pela assessoria de imprensa para os veículos de comunicação – ou uma notícia sobre a empresa ou marca, devendo ser bem escrito para conseguir apresentar os pontos atrativos da instituição. Listamos 5 dicas para a construção de um boilerplate eficiente para a sua empresa:

Vá direto ao assunto: Um boilerplate de sucesso deve conter as informações principais sobre a empresa de maneira sucinta, clara e objetiva. Quanto mais organizada estiverem as ideias, mas chances do texto chamar a atenção.

Forneça informações básicas e curiosas: Detalhar como surgiu a empresa, quem são os empreendedores e quais os valores e objetivos do negócio não pode ser excluído desse espaço. Para não deixar o texto cansativo, é interessante contar também pequenas curiosidades sobre a empresa.

Crie uma mensagem chave ou identidade: Criar uma mensagem chave, slogan ou frase de impacto que demonstre a identidade da empresa é uma boa estratégia para a criação de um boilerplate eficiente. Um exemplo que fez muito sucesso é o conceito “Just Do It”, da Nike, ou “Red Bull te dá asas”, mensagem criada pela marca de energético.

Divulgue clientes e premiações: Para dar credibilidade ao negócio, é importante citar de maneira sucinta os principais clientes e parceiros da empresa. Mencionar prêmios e reconhecimentos recebidos, bem como iniciativas sustentáveis, também ajudarão a tornar o negócio atraente.

Evite jargões ou frases prontas: O boilerplate deve ser eficaz, fácil de ler e compreender. É sempre bom evitar os jargões e expressões prontas para evitar problemas na comunicação.

Como aparecer na mídia